Com as novas datas previstas para o eSocial, as empresas ganharam mais tempo para preparar os dados relativos à saúde e segurança dos trabalhadores. Uma das informações que necessita atenção por parte dos responsáveis diz respeito aos treinamentos previstos nas Normas Regulamentadoras (NR), que devem ser inseridos no evento S-2200. São 22 possíveis capacitações a serem realizadas de forma obrigatória, que variam de acordo com a área da empresa ou o tipo de trabalho realizado.
Ordem de Serviço é um documento para orientar e informar os trabalhadores da empresa, quais são os riscos que irão encontrar no ambiente de trabalho e na execução de suas atividades, para que os mesmos possam ter alguns cuidados e saibam realizar procedimentos para sua proteção.
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes tem como objetivo prevenir acidentes e doenças, buscando conscientizar os funcionários de que a segurança no trabalho começa com o trabalhador. Daí a necessidade de informá-lo e treiná-lo através de cursos, palestras e textos elucidativos. A PRÓ Engenharia, promove as seguintes palestras informativas: “Como criar a CIPA” e “Que atividades desenvolver com o objetivo de alertar aos funcionários sobre a segurança no local de trabalho”
A NR-06 prevê a obrigatoriedade da realização de treinamento para os funcionários que utilizem qualquer tipo de EPI, a fim de orientar os trabalhadores quanto à necessidade e uso correto dos equipamentos, visando garantir sua segurança e integridade física
A PRÓ Engenharia, auxilia na execução do cronograma de ações, exigida no PCMSO. Promovendo palestras, cursos e treinamentos .
Essa norma tem como responsabilidade garantir a saúde, a segurança e a integridade física dos profissionais que estão envolvidos de forma direta ou indireta em atividade envolvendo eletricidade. A norma também prevê treinamento para os profissionais dessa área quanto práticas seguras e utilização dos equipamentos. A norma também prevê vários treinamentos para os profissionais que estão envolvidos direta ou indiretamente nesta área.
Ela regulamenta o projeto, “fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas” de “máquinas e equipamentos de todos os tipos”, bem como sua utilização.
Essa última etapa compreende vários estágios: “o transporte, montagem, instalação, ajuste, operação, limpeza, manutenção, inspeção, desativação e desmonte da máquina ou equipamento”
O principal objetivo da norma NR 15 é de apresentar os limites de tolerância e os requisitos técnicos de modo a caracterizar a atividade ou operação insalubre visando o pagamento de adicional de insalubridade.
A NR 16 foi criada para classificar quais as atividades consideradas como atividades ou operações perigosas (Periculoso). Portanto, são todas aquelas que, por sua natureza ou método de trabalho, impliquem no contato permanente com inflamáveis, explosivos, radiação ionizante ou energia elétrica em condições de risco acentuado, que são considerados periculosas.
O risco ergonômico é um dos principais perigos encontrados no ambiente de trabalho, além de também ser o responsável por uma infinidade de doenças ocupacionais. Um local ergonomicamente falho pode ser determinante para o adoecimento físico e mental dos trabalhadores. É obrigação do empregador realizar a avaliação da adaptação de seus funcionários no ambiente de trabalho e às condições impostas durante a jornada. Se torna necessário a realização da análise ergonômica do trabalho, AET.
A NR-18 estabelece as condições e o meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção. Ela estabelece diretrizes de ordem administrativa, planejamento e organização, com o objetivo de implantar medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos.
Na prática, é a NR 18 que diz quais são os procedimentos, dispositivos e atitudes a serem observados para cada uma das atividades que se desenvolvem em um canteiro de obra.
A NR-20 estabelece regras específicas quanto à segurança e saúde no trabalho no que diz respeito ao uso de substâncias inflamáveis e combustíveis. O uso de itens inflamáveis e combustíveis é motivo de maior cuidado por parte das empresas, o que requer procedimentos específicos para garantir a segurança na extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e combustíveis líquidos.
A NR 33 traz um conjunto de regras sobre atividades realizadas em espaços confinados. Logo, empresas cujas operações (ou parte dessas operações) sejam realizadas em espaços confinados precisam seguir à risca todas as regras contidas na norma. A mesma classifica como espaço confinado qualquer ambiente ou área que não foram projetados para ocupação humana contínua, que apresente meios limitados de acesso ou saída, que possua ventilação deficiente ou dificuldades quanto à liberação de oxigênio.
Esta Norma estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade. A norma prevê treinamento, teórico e prático, com carga horária mínima de oito horas. De acordo com a norma toda atividade executada acima de 2 metros do nível inferior, onde existe o risco de queda, é considerada trabalho em altura.
Tem por finalidade instruir os participantes atuar no combate e primeiros socorros em casos de princípios de incêndio, atendendo a legislação vigente (Resolução Técnica nº 14 do Corpo de Bombeiros).
São treinamentos nos quais o funcionário é preparado para desempenhar funções que irão atender às expectativas da empresa e ajudar o trabalhador a adquirir mais experiência. Os cursos RAC’s são importantes para o trabalhador iniciar tarefas em empresa que tem como requisitos a execução de atividades críticas com a finalidade de preservar a vida das pessoas.
Pensando em informar e capacitar a comunidade local, seus clientes e colaboradores a PRÓ Engenharia oferece palestras, workshops e cursos rápidos.
Nosso lar não é o lugar mais seguro do mundo. Ao contrário do que pensamos muitos perigos se escondem por trás da imagem de um lugar livre de riscos que erroneamente associamos ao nosso lar. Acidentes até graves costumam acontecer no lar e para evitar tais acontecimentos, alguns cuidados são indispensáveis.
Os atos e condições inseguras podem estar presentes em todos os locais, e não dizem respeito necessariamente ao ambiente de trabalho. Este tipo de situação pode ser imperceptível ou até mesmo estar inserido no cotidiano de forma que pareçam inofensivos e parte integrante do ambiente, embora ofereçam riscos ao bem-estar e à saúde.
Seu objetivo é mostrar como prevenir, combater incêndios, como proceder em situações de emergência e prestar os primeiros socorros de forma adequada.
O curso tem por objetivo informar quais procedimentos irão mudar com a implantação do eSocial, quais eventos existem, tabelas, como enviar estas informações, qual estrutura será necessária para o sistema no que diz respeito a área de SMS.
As empresas têm se preocupado cada vez mais com a saúde e a segurança de seus colaboradores no ambiente do trabalho. Este curso é voltado para os trabalhadores, visando apresentar informações e conceitos relacionados aos cuidados com a saúde, bem como acidentes e enfermidades que podem acontecer em função das atividades profissionais.
Curso voltado a educar uma atitude ambiental correta e sustentável.
Os primeiros socorros são os primeiros procedimentos realizados em pessoas que sofreram algum tipo de acidente ou doença. A principal razão em prestar estes primeiros procedimentos é de evitar o agravamento do estado da vítima, mantê-la em segurança, até que a ajuda especializada chegue.
PRÓ ENGENHARIA - Venha ser PRÓ você também
Rua Marechal Deodoro nº 1198, centro - Pelotas/RS
Copyright © 2024 PRO ENGENHARIA – Todos os direitos reservados.
Pelotas, Rio Grande so Sul, Brasil